
Encontros e Debates 2 de outubro
Jornada de Estudo Abordagens Históricas à Performance Musical
Realiza-se no dia 2 de outubro, na Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves, em Lisboa a Jornada de estudo Abordagens Históricas à Performance Musical, organizada por Linha temática do INET-‐MD/FCSH-‐UNL e UA, com a coordenação de Cristina Fernandes
PROGRAMA
09h30-‐11h30
CONTEXTOS E PRÁTICAS INTERPRETATIVAS DA MÚSICA SACRA NO SÉCULO XVIII
Cristina Fernandes: Performance musical e espaço arquitectónico na Capela Real e Patriarcal de Lisboa
Fernando Miguel Jalôto: 'Translade o salmos separados: desejo rever as cópias.' Indicações performativas nas obras de Antonio Tedeschi a partir da análise das fontes.
Cristiana Spadaro: Alguns aspectos relativos às práticas historicamente informadas da música sacra: a performance coral dos Motetes de Natal e da Páscoa de Giovanni Giorgi
Carla Minelli: Conjuntos vocais e instrumentais nas celebrações religiosas da Igreja do Loreto em Lisboa: entre autonomia italiana e as práticas locais
11h30-‐12h00
Coffee Break
12h00-‐13h00
A SERENATA DE CORTE NO TEMPO DE D. MARIA I: PRÁTICAS HISTÓRICAS E RECRIAÇÕES ACTUAIS
Pedro Castro: A problemática da realização moderna das Serenatas de João de Sousa Carvalho, uma perspectiva prática
Vasco Negreiros e Rosana Marreco Brescia: La Vera Constanza, de Jerónimo Francisco de Lima – genealogia de uma tempestade
13h00 – 15h00
Almoço
15h00-‐16h00
O ENSINO DA PERFORMANCE: INSTRUMENTOS
Diana Vinagre: O percurso formativo de João Baptista
André Avondano: uma ponte para a prática interpretativa do violoncelo em Portugal nos finais do séc. XVIII
Mucio Sa: Da guitarra inglesa à guitarra portuguesa. Métodos de ensino e práticas performativas
16h00 – 16h30
Coffee Break
16h30 – 18h00
MESA-‐REDONDA: Nova Música para Instrumentos Antigos
Com: Helena Marinho, Vasco Negreiros, António Chagas Rosa e Sara Carvalho
18h00 – 18h30
Coffee Break
18h30
MOMENTO MUSICAL: Glosas e Variações: ontem e hoje Orlande de Lassus (1530/32-‐1594) & Manuel Rodrigues Coelho (ca. 1555-‐ca.1635): Segunda Susana a 4 glosada sobre a de 5 (Flores de Música Lisboa, 1620)
Orlande de Lassus & Bartolomé de Selma y Salaverde (ca. 1595-‐ca. 1638): Susana pasegiata [a] Basso solo (Canzoni fantasie et correnti da suonar -‐Veneza, 1638)
Jacques Arcadelt (1507?-‐ 1568) & Fernando Miguel Jalôto (1976-‐) Il bianco e dolce cigno cantando more (2001)
Josquin des Prez (1450/55-‐1521) & Edmund Rubbra (1901-‐1986): Meditazioni sopra Coeurs Désolés op.67 (1949)
Orlande de Lassus/ Didier Lupi Second (séc. XVI) & Vasco Negreiros (1965-‐): Duas 'Susanas' (2013)
Giovanni Pierluigi da Palestrina (1525-‐1594) & Giovanni Battista Bovicelli (fl.1592-‐94)
Io son ferito, ahi lasso del Palestina [sic!] à cinque.
(Regole, passaggi di musica, madrigali et motetti passeggiati Veneza, 1594)
Pedro Lopes e Castro, flautas
Diana Gomes Vinagre, violoncelo
Fernando Miguel Jalôto, cravo
- Organização:
- CMAG/DGPC; Linha temática do INET-‐MD/FCSH-‐UNL e UA
- Local:
- Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves
Próximos Eventos
-
Encontros e Debates 25 de fevereiro, às 15h30
Ciclo "Estudos de Arte"
-
Encontros e Debates 25 de fevereiro e 25 de março, das 16h00 e as 18h00
Tesouros Poéticos no Museu Nacional dos Coches | “Poemas de Escárnio e Maldizer”
-
Encontros e Debates Até 19 de fevereiro
Ciclo de Conferências Um espaço para Minerva. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
-
Encontros e Debates 14 e 22 de fevereiro, às 13h30 e 26 de fevereiro, às 11h30
Ciclo Breve Encontro 2023
-
Encontros e Debates 9 e 10 de fevereiro, às 13h30
Peça do Mês | Panela
-
Encontros e Debates 10 a 12 de fevereiro
Encontro Internacional de Gestão de Museus e Monumentos
-
Encontros e Debates 16 e 17 de fevereiro
Workshop Internacional: Building a Digital Research Infrastructure: ROSSIO case study
-
Encontros e Debates 13 e 14 de abril
Congresso Internacional Aurélia de Souza Mulheres Artistas em 1900