Saltar para o conteúdo principal da página
Património Cultural

Encontros e Debates 14 de outubro

Seminário | 'AI do Património' sobre o Projeto SIAP - Sistema de Inteligência Artificial para a deteção e alerta de riscos sobre o Património

O Seminário sobre 'AI do Património' sobre o projeto SIAP – Sistema de Inteligência Artificial para a deteção e alerta de riscos sobre o Património vai decorrer no dia 14 de outubro, 6.ª feira, entre as 9h00 e as 18h00, na Casa das Artes do Porto.

A iniciativa tem como objetivo proporcionar um encontro de saberes e experiências da plataforma SIAP na qual Tecnologia, Arquitectura e História se unem na salvaguarda do Património.

Gerado no contexto da Direção de Serviços dos Bens Culturais, unidade orgânica nuclear da Direção Regional de Cultural do Norte, o projeto conta com a associação do LIACC – Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores da Universidade do Porto, CEAU – Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e o LESE – Laboratório de Engenharia Sísmica e Estrutural da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Acesso gratuito mediante inscrição prévia em siap.eventbrite.com
Mais informações em ciap@culturanorte.gov.pt.

Sobre o projeto SIAP

O projeto SIAP – Sistema de Inteligência Artificial para a deteção e alerta de riscos sobre o Património, tem por objetivo a utilização de ferramentas de inteligência artificial para processamento de dados que permitam aumentar a eficácia dos serviços de supervisão do património e otimizar estratégias de intervenção, através de sensorização e monitorização de estruturas históricas.

O seu carácter inovador valeu-lhe a transformação em Medida Simplex. Diga IA ao Património Cultural é a medida 113 do Simplex 2019, sendo a única da área governativa da Cultura que associa o eixo das tecnologias emergentes à melhoria da eficiência na Administração Pública.

Mais informações em siaponline.pt

Organização:
DRCN
Local:
Cas das Artes - Porto
Referências