
Apresentações 05/04/2022
Conferência de imprensa | Lançamento da campanha de restauro de 16 esculturas em madeira das 70 peças que integram a exposição “Resgatar a Ordem. Iconografias [s]em reserva[s]
O Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC) irá realizar na próxima quinta-feira, 7 de abril, pelas 11h00, a conferência de imprensa para o lançamento da campanha de restauro de um conjunto de 16 esculturas em madeira, selecionadas entre as 70 peças que integram a exposição Resgatar a Ordem. Iconografias [s]em reserva[s].
Dirigida à sociedade civil e promovida com o apoio da Liga de Amigos do MNMC (AMIC), a presente campanha pretende viabilizar as intervenções urgentes sobre as obras em risco, numa operação crucial para a preservação de um acervo profundamente identitário, e contribuir para a continuidade dos procedimentos de conservação, conhecimento e salvaguarda das coleções do MNMC.
Ao mesmo tempo, os resultados desta campanha interferem na capacidade de mobilização do tecido social e na construção de uma consciência coletiva em torno da cultura e do património.
Estas obras são provenientes de antigos colégios, conventos, igrejas e capelas, numa ampla variedade de expressões plásticas, tipos iconográficos e estados de conservação, que documentam os contextos culturais da sua produção e consumo, refletindo ainda os dinâmicos percursos de circulação patrimonial.
Outras Notícias
-
Bibliotecas e Arquivos 28/09/2023
Disponíveis online o Boletim Bibliográfico da Biblioteca de Arqueologia de Setembro e o Boletim Bibliográfico das Bibliotecas da DGPC 3.º Trimestre de 2023
-
Notícias 27/09/2023
"Romaria da Senhora da Peneda” inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial
-
Notícias 26/09/2023
O Museu Nacional da Música prepara mudança para Mafra com celebração no Dia Mundial da Música e encerramento ao público a partir de 2 de outubro
-
Iniciativas 26/09/2023
O programa EU no musEU em Viseu – Museu Nacional Grão Vasco e Museu da Misericórdia de Viseu – marcou presença no Congresso Demência e agora?!, em Oliveira do Bairro
-
Legislação 21/09/2023
Classificação do Património Imóvel | Diplomas de classificação e de fixação de ZEP
-
Legislação 14/09/2023
Classificação do Património Imóvel | Novos Diplomas de Classificação e de ZEP