DIMS 2024

Universidade de Coimbra – Alta e Sofia

Universidade de Coimbra – Alta e Sofia

Situada numa colina com vista para a cidade, a Universidade de Coimbra e respetivas faculdades cresceu e evoluiu ao longo de mais de sete séculos no seio da cidade velha. A Universidade tornou-se uma referência no desenvolvimento de outras instituições de ensino superior do mundo de língua portuguesa, exercendo também uma grande influência na difusão do saber e na literatura. Coimbra oferece um excelente exemplo de uma Universidade integrada numa cidade detentora de uma tipologia urbana específica, que logrou manter vivas, através dos tempos, as suas próprias tradições cerimoniais e culturais.

A 7 de junho de 2019 foi aprovado o alargamento do sítio “Universidade de Coimbra. Alta e Sofia” para incluir o Museu Nacional de Machado de Castro.

Ocupando as antigas instalações do Paço Episcopal de Coimbra, o Museu Nacional de Machado de Castro é um dos mais importantes museus de Belas-Artes de Portugal, tendo sido objeto de uma ampla reabilitação entre 2006 e 2012. O seu espólio inclui importantes núcleos de escultura, pintura e artes decorativas.

© Comissão Nacional da UNESCO

Saiba mais…